
Durante décadas, o armazenamento foi dominado pela unidade de disco rígido (HDD), uma tecnologia confiável e econômica originalmente introduzida pela IBM em 1956. Enquanto o HDD continua a servir de base para a grande maioria dos armazenamentos, a tecnologia Flash ou Solid State Drive (SSD) vem ganhando terreno.
As duas tecnologias diferem na maneira como armazenam e acessam dados, o que afeta o desempenho:
Disco Rígido (HDD) – O HDD funciona como um toca-discos antiquado. Os dados são gravados em um disco giratório magnético por meio de uma “cabeça” fixada a um braço mecânico que flutua acima do disco. Para cada pedido de entrada / saída, o sistema operacional de armazenamento direciona o cabeçote de leitura / gravação para localizar um ou mais locais físicos no disco.
A principal vantagem do armazenamento em HDD é sua capacidade de lidar com grandes volumes de dados a baixo custo. No lado negativo, pesa a natureza mecânica do armazenamento, que pode sofrer danos com uma simples movimentação do equipamento.
Flash ou Solid State Drive (SSD) – Com o sistema Flash, os dados são armazenados em chips de memória interconectados; armazenam-se e apagam-se dados em blocos grandes. O termo Solid State Drive significa que não há partes móveis.
O sistema Flash oferece vantagens em desempenho e resiliência quando comparado ao HDD. Os equipamentos são capazes de fornecer maior densidade, transações mais rápidas, maior disponibilidade e maior eficiência de energia do que os discos rígidos tradicionais.
Embora mais cara do que o HDD, a tecnologia Flash tem sido cada vez mais utilizada, tornado seu preço mais competitivo. Além disso, o sistema de armazenamento Flash correto pode se adequar diretamente ao ambiente do data center, otimizando as cargas de trabalho de dados mais importantes.
Por onde começar?
A maioria das empresas está caminhando para a integração de vários serviços, opções de infraestrutura e modelos de implantação para atender às necessidades internas. Com o armazenamento, não é diferente. Ele deve estar integrado a uma variedade de servidores e sistemas, incluindo mainframes; deve suportar cargas de trabalho locais e remotas com latência mínima; deve escalar conforme necessário, e deve suportar políticas de governança para armazenamento seguro de dados nos ambientes primário e de backup. Além disso, seu sistema deve suportar suas metas de otimização de custo e otimização de desempenho, permitindo implantar e mover dados conforme necessário para a tecnologia ou camada mais adequada.
Selecione o sistema Flash adequado para seus negócios
Nem todos os equipamentos baseados na tecnologia Flash são iguais. Entre os critérios importantes que diferenciam produtos e marcas estão:
- A arquitetura, que pode afetar a densidade, o desempenho e a disponibilidade.
- Os componentes de segurança.
- Inteligência e automação, que podem afetar a eficiência do sistema e a complexidade do gerenciamento.
- Ferramentas administrativas, que podem impactar o tempo e o trabalho e maximizar o valor do negócio.
- Flexibilidade e suporte para integração com outros componentes do data center e serviços em nuvem.
Considere trocar ideias com um especialista, para ajudá-lo a definir o melhor storage para as suas necessidades. Em nossa equipe, temos profissionais capacitados e com grande experiência em IBM Flash Storage. É só entrar em contato!