Ao longo dos anos, as empresas têm implementado sistemas de diferentes fornecedores para atender às demandas de negócios e de crescimento. Somente na área de segurança, um estudo da ESG Research concluiu que 48% das empresas estão usando mais de 25 produtos, geralmente de fornecedores diversos. O resultado é uma dificuldade de gestão, soluções que se sobrepõem, um aumento do custo e equipes de TI sobrecarregadas.
É preciso simplificar a infraestrutura e reduzir a complexidade. Felizmente, as soluções multicloud híbridas caminham nessa direção.
A migração para a cloud já vinha acontecendo progressivamente, ano após ano, mas a pandemia acelerou o ritmo. Uma pesquisa conduzida pelo IDC na América Latina revela que, após o COVID-19, 59% das empresas deverão investir em nuvem híbrida, principalmente para cargas de trabalho de missão crítica, enquanto 25% investirão em nuvem privada e 16% na nuvem pública. A maior adesão à versão híbrida acontece por conta de suas muitas vantagens.
Há diferenças entre o serviço de nuvem híbrida e de multicloud híbrida. O primeiro refere-se a um ambiente de computação que combina uma nuvem privada e uma nuvem pública, permitindo que aplicações e dados sejam compartilhados entre elas.
A multicloud híbrida, por sua vez, combina nuvem privada, nuvem pública e vários provedores de Cloud, como IBM Cloud, Google Cloud Platform, Huawei Cloud, Amazon Web Services, entre outros. Isso significa que as empresas podem aproveitar o que cada fornecedor tem de melhor para suas estratégias em nuvem.
A multicloud híbrida permite sistemas mais versáteis e flexíveis, e viabiliza a inovação e a entrada de novos modelos de negócios rapidamente. A transição para novas tecnologias, como Inteligência Artificial e IoT, é facilitada. E, acima de tudo, ela cumpre os requisitos de segurança, eficiência e disponibilidade, imprescindíveis para os negócios nos dias atuais.
Uma estratégia multicloud pode trazer vantagens para a empresa porque permite que as organizações executem aplicações de missão crítica e hospedem dados confidenciais no local e possibilita a circulação de informações entre os serviços privados e públicos. Ao colocar os recursos de computação, armazenamento e rede juntos em uma nuvem híbrida gerenciada de modo consistente, as empresas podem usufruir de poder de processamento e rapidez significativamente maiores.
Atenta a essa tendência, a IBM está colocando os servidores IBM Power Systems no centro das estratégias de nuvem híbrida. Os Power Systems são plataformas importantes para a modernização, a implementação e o gerenciamento de aplicações. Eles são arquitetados para aplicações de missão crítica e uso intensivo de dados, sejam baseados em máquina virtual ou em containers, oferecendo confiabilidade para executá-los. Os servidores Power Systems estão disponíveis on-premise, na IBM Cloud e em outras nuvens públicas.
Com a nossa assessoria e as soluções corretas, você poderá integrar perfeitamente o IBM Power Systems na estratégia geral de multicloud híbrida.