Novas tecnologias e ameaças constantes só reforçam a necessidade de se modernizar projetos e soluções de segurança.
Cada vez mais, a nuvem está se tornando um modelo operacional para cargas de trabalho modernas e de missão crítica, e a plataforma de lançamento para a inovação. Novas tecnologias, como contêineres, têm surgido e as aplicações legadas começam a ser migradas para a nuvem.
Pesquisa da consultoria IDC (International Data Corporation) mostra que 54% das organizações sofreram um evento irrecuperável de dados nos últimos três anos. Especialmente no contexto atual, onde a maioria dos funcionários trabalha remotamente e tenta acessar dados confidenciais, as ameaças são mais significativas e exigem ferramentas de detecção mais sofisticadas.
Novas tecnologias e ameaças constantes só reforçam a necessidade crescente e imprescindível de se modernizar projetos e soluções de segurança.
Muitas organizações já perceberam: 62% das empresas europeias que operam em ambientes multinuvem desejam mudar sua arquitetura de proteção de dados.
DIGITAL TRUST
Inovação e velocidade dos negócios são importantes, mas a segurança também. Os especialistas da IDC acreditam que, para ter sucesso com a transformação digital, as empresas devem investir em segurança, no que chamaram de Digital Trust, ou confiança digital.
A IDC define Digital Trust como sendo o nível de confiança para a tomada de decisões entre duas ou mais empresas que se conectam entre si. Isso depende do grau de proteção fornecido pelos programas de cibersegurança de cada empresa envolvida numa transação digital.
Para isso, a previsão é de que 55% dos gastos europeus em serviços de segurança, até 2023, sejam dedicados ao desenvolvimento, implementação e manutenção de uma arquitetura de segurança, com abordagem ampla, capaz de abranger diferentes processos e proteger de diversas ameaças, de forma integrada.
DIFERENTES AMEAÇAS
Para facilitar o entendimento, pode-se dividir em quatro as frentes de segurança a serem trabalhadas: Gestão de Identidade, Gestão de Confiança, Gestão de Ameaças e Gestão de Vulnerabilidades, cada uma delas com suas tecnologias e processos.
Confira:
Sua empresa está cuidando de todos os aspectos que envolvem a segurança de ambientes em nuvem? Quer ajuda para incrementar a segurança?
————————————————————————————————————————————-
Fontes:
“Digital Trust: The Key Driver for Sustained Digital Transformation”. White Paper. Janeiro 2019.
https://www.ibm.com/cloud/blog/data-protection-in-the-cloud-is-imperative-for-building-digital-trust