O trabalho remoto resultou em aumento de produtividade em muitos negócios. E é algo que veio para ficar, mas requer especial atenção à segurança de dados.
O trabalho remoto já era uma tendência, com empresas aderindo aos poucos, ano após ano. Mas, com a pandemia de Coronavírus, o trabalho remoto tornou-se essencial. A surpresa foi constatar que a produtividade aumentou em muitos negócios. Num estudo conduzido pelo International Workplace Group, 85% das empresas declararam ter registrado aumento de produtividade com o home office. Mas é preciso estar atento ao tema de segurança de dados no home office.
Pouco sabemos do que será o novo normal, no pós-pandemia. Mas uma coisa é certa: o trabalho remoto ganhará maior adesão, seja pela produtividade, pela redução de custos com locação e infraestrutura física, pela força de atração conseguida no recrutamento de novos talentos.
Phishing e Vulnerabilidades
Porém, com colaboradores dispersos, é preciso garantir a segurança de dados, aplicativos e infraestrutura de TI. Os e-mails maliciosos com phishing são um exemplo de vulnerabilidade, uma vez que 90% dos ataques cibernéticos começam com eles. As redes corporativas costumam ter recursos que impedem a abertura de links de phishing, mas as redes domésticas não têm. Mensagens SMS também são um problema, basta tocar em links maliciosos para infectar imediatamente o dispositivo. Esteja preparado, reforçando a segurança de dados!
Há 3 pontos que precisam de especial atenção:
- Gerenciamento unificado de endpoints (UEM).
- Gerenciamento de identidade e acesso (IAM).
- Infraestrutura adequada, tanto em nuvem quanto local.
Uma abordagem holística se faz necessária, de forma a abranger o suporte e gerenciamento remotos, o controle de acesso, a infraestrutura preparada e adequada, as estratégias de implementação de dispositivos no sistema BYOD (com permissão de acesso de equipamentos de colaboradores no ambiente de TI corporativo) e melhores práticas.
Com Inteligência Artificial
Há diferentes opções para atender todas as frentes e zelar pela segurança de dados. Uma solução de UEM turbinada por Inteligência Artificial (como é o caso da IBM MaaS360 com Watson), permite descobrir as vulnerabilidades dos dispositivos e proteger smartphones, tablets, laptops, desktops, wearables e os dispositivos usados para viabilizar a Internet das Coisas (IoT).
Além da defesa do dispositivo, é preciso garantir a segurança de acesso a servidores, rede, data centers e aplicativos e impedir a saída de dados confidenciais não autorizados. E, claro, prever e suportar um aumento de usuários e largura de banda.
Para trabalhadores remotos, a computação em nuvem oferece a flexibilidade de usar as mesmas ferramentas de produtividade, colaboração e comunicação que eles usam quando estão fisicamente nas dependências da empresa. Prepare sua empresa para a nova onda de trabalho remoto, garantindo a boa experiência dos colaboradores, sem comprometer a segurança da empresa.
Vamos explorar mais esse assunto?