A área de TI não será mais a mesma depois da onda de Covid-19. Quando o vírus surgiu, os profissionais de TI assumiram as rédeas, viabilizaram o homeoffice, lançaram canais online para atender clientes, reforçaram a segurança dos sistemas e das redes, e prepararam negócios para a explosão do ecomm que viria com o confinamento.
Foi um trabalho extenuante, que trouxe um resultado fundamental: os profissionais de TI ganharam prestígio e são hoje vistos como fundamentais para traçar estratégias, criar novos modelos e gerar negócios. Com a pandemia, o papel do CIO (Chief Information Office) como agente da transformação digital ganhou evidência.
O papel do CIO evoluiu
“A função do CIO evoluiu de seu foco tradicional de servir outras funções corporativas para um que enfatiza a ampla inovação e colaboração. Os líderes de tecnologia estão usando dados e inteligência de máquina para ajudar a identificar novas oportunidades de negócios e, em seguida, cocriar produtos e serviços com seus colegas da liderança”, registrou a revista Forbes, que criou uma lista dos 50 mais prestigiados CIOs do mundo.
Quem tem as ideias? Quem define a estratégia? O estudo “2020 TCS Chief Information Officer”, realizado pelo Instituto TCS, mostrou que 76% dos CIOs participam da idealização e da estratégia de transformação digital. Eles também relatam que estão desempenhando um papel importante nos aspectos de governança e projetos: 61% dos CIOs assumem uma função de liderança em governança e 54% lideram o gerenciamento de projetos.
Outra pesquisa, feita pela Logicalis, revelou que 43% dos CIOs estão sendo medidos pela sua contribuição para o crescimento da receita da empresa. Mas nem sempre foi assim. Quando a pesquisa foi lançada, há sete anos, observou-se que os CIOs dedicavam 70% de seu tempo à gestão da TI, em comparação com pouco mais de um terço (33%) em 2019. As tarefas do dia a dia deram lugar ao pensamento sobre como a tecnologia da informação poderá desempenhar um papel estratégico e gerar negócios da empresa.
Aqui na Infodive, acompanhamos empresas e seus CIOs, nossos clientes, e constatamos essa mudança na prática. A cada dia, mais e mais empresas percebem que uma TI estratégica é agora a chave para o sucesso. Dessa área sairão os modelos de negócios, as aplicações e inovações que garantirão o futuro.
Fontes: