A TI híbrida e a modernização de servidores

Se sua infraestrutura está cada vez mais complexa de operar e cara de se manter, talvez seja a hora de planejar uma modernização. Isto é, ir além do que agregar mais recursos e promover uma verdadeira mudança de conceito na sua TI.

É preciso evoluir com as modernas ferramentas disponíveis no mercado, criando uma nova abordagem para o uso da tecnologia no seu negócio, como a TI híbrida. Isso inclui desenhar, projetar e executar uma estratégia de hardware e software que seja operacional e ao mesmo tempo rentável, usando o melhor da nuvem e do ambiente on premise.

Vamos falar um pouco sobre isso e mostrar como a modernização de servidores deve seguir alguns passos para levar sua empresa para o sucesso.

Nuvem ou data center?

E por que não os dois? Muito embora a nuvem tenha ganhado popularidade pelos seus grandes benefícios, ela não decretou o fim dos data centers. Pelo contrário. A nuvem híbrida tem se mostrado o modelo mais popular de desenho de infraestrutura de TI.

É errado pensar que os data centers perderão seu protagonismo. Com a crescente demanda por conectividade, cada vez mais eles ganharão importância na condução dos negócios. Em outras palavras, deixarão de ser uma estrutura genérica para se tornarem uma forma de apoio essencial para a transformação digital das empresas. É um mercado que pode chegar a USD 105 bilhões em 2026, de acordo com a consultoria Mordor Intelligence. 

O que se espera de um data center daqui para frente é o aumento da sua eficiência operacional, com mais capacidade de processamento e a flexibilidade necessária para dar opções de expansão e crescimento. Ou seja, acompanhar a dinâmica de atualização tecnológica em benefício do negócio.

Rumo a uma TI híbrida

A existência de grandes players do mercado oferecendo serviços de nuvem, com muitas vantagens técnicas e financeiras, não desobriga as empresas automaticamente a desmobilizar suas infraestruturas legadas.

Um modelo de infraestrutura, como sabemos, não universalizado. É necessário compreender como ele funciona para a realidade do negócio para, assim, ser projetado para oferecer a maior eficiência operacional.

Por isso, a TI híbrida tem surgido com um modelo que garante grandes resultados, extraindo as capacidades da nuvem juntamente com a segurança dos ambientes on-premise.

Com ela, é possível racionalizar a adequação da demanda, sendo mais preciso nas questões de custos, investimentos e facilidade nas operações. Para tanto, ter um data center próprio, preparado para lidar com cargas de trabalho críticas, é essencial para manter o controle de dados e aplicações e ainda respeitar as regras de governança estabelecidas.

Integrando serviços prestados pela nuvem com sua infraestrutura própria e um data center modernizado, é possível conseguir os principais benefícios da TI híbrida, como:

  • Flexibilidade;
  • Eficiência de custos;
  • Escalabilidade;
  • Estabilidade;
  • Mobilidade;
  • Segurança.

A modernização de data centers

A nuvem garante uma infraestrutura sempre atualizada, contratada como um serviço, que força os data centers a seguir o mesmo ritmo. A ideia é simplificar as operações para oferecer uma eficiência operacional crescente junto a uma tecnologia sempre atualizada.

O objetivo é garantir estabilidade no fluxo de dados entre sistemas, com segurança, e operações automatizadas, simplificando assim o gerenciamento. Servidores com essas características, operados por inteligência artificial, tendem a dar uma resposta melhor às demandas do negócio. Eles têm por missão proporcionar os recursos para modernizar aplicações e estrutura de dados a partir da sua tecnologia.

É o caso dos servidores IBM Power, conhecidos por sua estabilidade, segurança, confiabilidade e velocidade. Seus vários modelos permitem que negócios de diversos tamanhos avancem com sua estratégia de TI híbrida com custo de propriedade reduzido.

Tecnologias assim são essenciais para a modernização de data centers e a experiência de TI híbrida com alto grau de precisão. Contar com a melhor tecnologia disponível é integrar o negócio ao futuro da tecnologia da informação e pavimentar a estrada tecnológica para o crescimento empresarial.

Entre em contato com a Infodive e veja como podemos promover essa revolução na sua infraestrutura.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.