Armazenamento como um serviço: conheça essa tendência da TI

O termo armazenamento como um serviço certamente não deve causar estranhamento para você. Afinal, estamos vivendo a transição da propriedade TI para a TI como um serviço, e com o armazenamento não seria diferente.

A terminação aaS (as a service) tem acompanhado toda a evolução de soluções, e o armazenamento como um serviço tem oferecido uma série de vantagens para as empresas. Pois quanto mais protagonismo os dados têm nos negócios, mas precisam de um armazenamento flexível, escalável e seguro.

E tudo isso pode estar ao alcance com o armazenamento como um serviço. Vamos entender mais sobre isso a seguir.

Que problemas podem ser resolvidos?

Quando um novo modelo de negócio é criado e testado  e tem sua aprovação pelo mercado é porque trouxe soluções efetivas para as empresas. O modelo aaS aplicado ao armazenamento seguiu bem essa direção.

As empresas necessitam do armazenamento de dados para suas necessidades computacionais, que envolvem alto nível de inovação e grandes projetos. Inteligência artificial e internet das coisas (IoT), por exemplo, requerem um grande fluxo de dados para realizarem outputs precisos e rápidos.

Além disso, a segurança é essencial para a continuidade dos negócios. Assim, a proteção de dados ganha destaque para evitar a perda de dados proveniente de ataques cibernéticos, fraudes ou falhas, que ainda tem no backup uma camada a mais de proteção.

Contar com isso tudo em uma organização produz um alto custo de propriedade em TI e uma crescente complexidade no gerenciamento. É justamente para evitar esse cenário que os fabricantes desenvolveram soluções de armazenamento como um serviço, como o IBM Storage.

Evite surpresas com o armazenamento como um serviço

São muitas e conhecidas as soluções para o armazenamento de dados. As diferentes arquiteturas de TI demandam a aquisição de todo tipo, como armazenamento em flash, em fitas e em rede (NAS e SAN). Além disso, os modelos o uso de HDDs , adoção da nuvem ou híbrido proporcionam à gestão de TI  formas mais eficientes de armazenar dados com segurança e eficiência de custos.

A ideia do armazenamento como um serviço, como o que oferece o IBM Storage, é ofertar toda a flexibilidade desses modelos de forma centralizada, com acesso facilitado e custos acessíveis.  

Com ele, é possível:

  • Armazenamento de alto desempenho, com latências abaixo dos milissegundos para aplicativos críticos que exigem alta largura de banda;
  • Escalabilidade, com a definição de capacidade de acordo com as operações do negócio, evitando custos com capacidade ociosa e diminuindo dramaticamente o tempo da expansão;
  • Constantes atualizações e ajustes dos níveis de desempenho, para manter o patamar operacional sempre otimizado;
  • Gerenciamento monitorado e operado por inteligência artificial, com a opção de criar insights sobre o uso futuro de dados;
  • Soluções de backup e proteção de dados para garantir a segurança e a restauração rápida e eficaz em caso de perdas ou desastres.

O IBM Storage é uma solução completa de armazenamento como um serviço que consegue unir diferentes fontes de dados e oferecer opções modernas de gerenciamento para as empresas. Assim, aplicativos críticos podem rodar com eficiência e resiliência. Seus dados ficam prontos para qualquer situação, como o uso da nuvem híbrida e projetos de big data e IA.

A Infodive, Platinum Business Partner da IBM, está apta para projetar e implementar todas essas inovações no seu negócio. Marque uma conversa com o nosso especialista em armazenamento de dados.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.