Empresa Data Driven: seu negócio está preparado para isso?

A tecnologia da informação não é uma novidade no mundo corporativo. Contudo, o conceito de empresa data driven é a grande inovação que bate à porta do mercado e desafia as organizações a transformarem seus processos.

Data driven, ou orientado por dados, diz respeito à transformação digital em um nível profundo, no qual os dados se tornam protagonistas dos negócios. Neste sentido, o grande desafio da TI — atrelado aos altos níveis de gestão — é encontrar e explorar ao máximo o valor contido nas bases de dados.

E quais são as tarefas e desafios que estão à frente da TI neste cenário? É o que vamos discutir neste artigo.

Aproveite a leitura e se inspire nos seus próximos projetos de TI.

Data driven para a tomada de decisão

A princípio, pode parecer que uma empresa data driven é aquela com muita tecnologia embarcada, que depende pouco das capacidades humanas, e tem na TI um dos pilares da sua atuação. Bem, tudo isso é verdade. Mas não é o fim em si, mas o meio para se alcançar o que realmente importa: a tomada de decisão.

Quando uma empresa é orientada por dados, ela consegue fotografias muito mais realistas, geralmente em tempo real, da sua própria atuação. Com seus processos mapeados e com a alta visibilidade dada a elas, é possível enxergar situações ocultas, prever problemas, encontrar pontos de melhoria e projetar cenários diante de tudo o que os dados podem mostrar.

Assim, os gestores têm um subsídio altamente confiável para tomar suas decisões, principalmente as mais estratégicas. Dessa forma, eles conseguem realizar ajustes constantemente nos seus negócios, com tudo em andamento. Essa prática evita movimentos bruscos, grandes problemas e prepara a empresa para qualquer norte que o mercado tomar.

Note que a percepção humana e a intuição são substituídas pela análise fria de dados, que mostram de fato a realidade das coisas. Os gestores deixam de apostar em caminhos para tomar a direção exata e trazer ganhos para as empresas.

Quais as vantagens da orientação por dados?

Em primeiro lugar, se o seu negócio é data driven, ela consegue integrar diversas áreas da corporação a partir da análise de dados validados. Assim, os gestores conseguem realizar o cruzamento de informações vindas de clientes, serviços e produtos, atuação da concorrência e do trabalho com fornecedores, tudo isso à luz do contexto de atuação de todos para revelar um cenário rico e cheio de possibilidades.

Neste sentido, uma empresa pode, por exemplo, realizar ajustes nos seus produtos ao longo de toda a cadeia de produção para torná-lo mais desejável para os clientes. Isso só é possível porque os dados revelaram os pontos de melhoria quando os gestores compreenderam as nuances das experiências dos clientes.

Com isso, podemos inferir algumas vantagens de práticas do data driven nas organizações:

  • Melhoria no planejamento – Do planejamento estratégico aos específicos de cada área, é possível sofisticar as análises e propor melhorias para processos, e alcançar objetivos com mais rapidez e facilidade.
  • Otimização de recursos – O desperdício pode ser eliminado em qualquer processo, pois os gargalos podem ser visualizados, assim como as subutilização.
  • Economia de custos – Evitando desperdícios e otimizando processos, chega-se com facilidade à economia financeira, contribuindo para o ROI.

Claro que para isso tudo existir é necessário integrar tecnologias que possibilitem uma coleta efetiva de dados. Estamos, claro, falando de computação na nuvem com uma arquitetura robusta e servidores e storages de alta capacidade, além de soluções que permitam um gerenciamento inteligente e uma segurança capaz de garantir a efetiva proteção dos dados.

Com soluções de Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial, os gestores terão acesso a relatórios cada vez mais precisos e emitidos com dados consolidados, que os permite tomar decisões confiáveis, aumentando sua capacidade de interpretação e predição.

Fazer parte desse momento de criação de inteligência coletiva com uma empresa data driven é possível. A Infodive tem ao longo do tempo ajudado os clientes a avançarem com a sua transformação digital, integrando tecnologias e orientando os negócios para o futuro.

Fale com os nossos especialistas e leve essa experiência para a sua organização.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.