O armazenamento na era dos dados

Uma das situações que a transformação digital criou para os empreendimentos é a crescente necessidade de armazenamento de dados. Empresas data driven têm modernizado sua infraestrutura no sentido de escalonar o espaço para os dados na mesma medida que precisam de eficiência operacional para usá-los e protegê-los.

Isso as leva a adotarem diferentes estratégias para manter este ativo empresarial de valor inestimável sempre em uso, sem interrupções ou riscos desconhecidos. Ou seja, que tenham sua integridade garantida, acesso amplo e facilitado a eles e que possam ser acessados de múltiplos pontos.

Dessa forma, a missão das empresas contemporâneas é integrar ao seu parque tecnológico diferentes soluções que a permitam armazenar dados de forma eficientes, inteligente e conectada à dinâmica do negócio.

Infraestruturas de armazenamento

Gerenciar o crescimento de dados é uma tarefa e tanto. Afinal, nos dias de hoje isso deve ser feito sem o aumento de custo e de complexidade, pois a TI moderna não pode ser um entrave econômico e técnico à expansão dos negócios.

A arquitetura de armazenamento deve levar em consideração os casos de uso e o suporte às mais variadas cargas de trabalho da organização. Assim, as soluções integradas no parque tecnológicos devem ser ao máximo customizadas e conectadas aos objetivos do negócio. Como, por exemplo:

  • Armazenamento em Flash – capaz de impulsionar os acessos flash com NVMs para alcançar uma performance maior e uma latência mais baixa.
  • Armazenamento em Flash Híbrido – responsável por controlar custos com uma combinação otimizada de mídia de armazenamento a um preço acessível.
  • Armazenamento em Fita – que é escalável, durável, seguro, eficiente no consumo de energia e a um custo mais baixo.
  • Redes SAN – usadas para o compartilhamento e a colaboração de dados corporativos com direcionadores, roteadores e computadores SAN inteligentes.

Como já mencionamos, todo projeto de TI requer uma análise mais aprofundada para se chegar à arquitetura ideal para um negócio. É o papel das integradoras desenhar, projetar, instalar e configurar essas estruturas.

Há ainda muitas inovações sendo feitas, como o armazenamento definido por software (SDS), armazenamento virtual e armazenamento hiperconvergido. São soluções que se popularizam para trazer mais eficiência para esta importante parte da TI.

E a nuvem?

Claro que a nuvem é um grande expoente da TI hoje em dia. Tanto pela sua capacidade quanto pelo seu modelo de negócio flexível, com a contratação como um serviço. Porém,  a nuvem não elimina a necessidade de se usar outras formas de armazenamento. 

Com o avanço das legislações de proteção de dados e privacidade, a governança de TI ganhou um destaque nesse ponto, com as empresas preferindo e até necessitando manter sobre suas próprias regras os dados mais sensíveis e estratégicos para o negócio.

Por isso que a nuvem híbrida, pública ou privada, não extingue o uso de infraestrutura de armazenamento própria, como as soluções de Storage.

Damos destaques, como integradores, à tecnologia da IBM, com sua família do IBM Storage. São soluções completas que contam com inteligência artificial, sistemas de backup e recuperação de dados e outras ferramentas para estruturar qualquer base de armazenamento.

São muitos os recursos disponíveis para se chegar à resiliência cibernética e garantir uma infraestrutura realmente eficiente.

Fale com os especialistas da Infodive e conte com toda essa tecnologia no seu negócio.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.