Oito tecnologias de segurança de dados para ajudar empresas a se protegerem

De acordo com relatório da IBM, o sequestro de dados, executado por ataques de ransomware, é o principal responsável por prejuízos na área de cibersegurança no Brasil e em toda América Latina.

O nosso país, foi alvo de mais de dois terços (67%) dos ataques registrados pela IBM na região.
Fonte: https://www.jornaldocomercio.com/opiniao/2023/11/1131428-brasil-lidera-o-ranking-de-paises-que-sofrem-com-ataques-por-ransomwares.html

Isso liga o alerta de todas as empresas que utilizam dados sigilosos para suas operações.

O que é a segurança de dados?

Basicamente, a segurança de dados é a prática de proteger informações digitais contra ataques cibernéticos para evitar acesso não autorizado, vazamento e furto de dados.

Ainda podemos dizer que é um combinado de estratégias, processos e ferramentas que visam garantir a integridade dos dados dentro da organização.

O objetivo é preservar as informações que os usuários compartilham na internet.

Por que a segurança dos dados é tão fundamental?

A segurança de dados, quando implantada de maneira correta, protege efetivamente os ativos de informações das organizações contra ciberataques, ameaças internas e erros humanos.

Um dos principais fatores que tornam a segurança de dados tão importante para o mundo dos negócios é a obrigação de garantir a conformidade com a lei.

Garantir a conformidade não serve apenas para evitar multas ou punições perante a LGPD, mas também para garantir a reputação da organização e a privacidade do titular dos dados.

Vamos ver abaixo como combater invasões, sequestro e vazamento de dados.

Oito tecnologias de segurança de dados para sua empresa

A segurança de dados, para ser eficiente, deve levar em consideração a confidencialidade dos conjuntos de dados, como também os requisitos de conformidade e políticas da sua organização. 

Metodologias, estratégias, tecnologias, tudo isso contribui para elevar e manter os níveis de segurança.

Existem algumas soluções de prevenção contra perda de dados, cada uma com suas características e funcionalidades. Elas ajudam a monitorar atividades internas e externas, sinalizar comportamentos de compartilhamento de dados suspeitos ou arriscados e também a controlar o acesso a dados confidenciais. Entre elas estão:

  1. Criptografia de dados
    A criptografia converte dados em código para impedir que usuários não autorizados exibam o conteúdo do arquivo, mesmo que obtenham acesso à sua localização.
  2. Autenticação e autorização de usuários
    Essa tecnologia verifica as credenciais do usuário e confirma se os privilégios de acesso foram atribuídos e aplicados de maneira correta.
    O controle de acesso ajuda as organizações a conceder acesso somente a pessoas autorizadas.
  3. Detecção de risco interno
    A detecção identifica as atividades que possam ser alguma ameaça ou riscos internos. Saiba quando determinados downloads, e-mails e arquivos renomeados indicam algum comportamento suspeito.
  4. Políticas de prevenção contra perda de dados
    Com essa solução, você cria políticas para definir como os dados serão gerenciados e compartilhados. Especifique quais usuários serão autorizados, como também aplicativos e ambientes para inúmeras atividades para ajudar a combater o vazamento ou sequestro de dados.
  5. Backup de dados
    Como todos sabemos, backups são cópias exatas de dados, documentos e arquivos da empresa. A partir do backup, os administradores autorizados têm a possibilidade de restaurar os dados em caso de falhas de armazenamento, violação ou outros tipos de desastres.
  6. Alerta em tempo real
    A automatização das notificações sobre o uso indevido dos dados permite receber alerta sobre possíveis problemas de segurança, para que os administradores consigam responder antes que as ameaças causem danos aos dados, reputação da empresa e a privacidade de clientes e colaboradores.
  7. Avaliação de risco
    Para evitar o uso indevido dos dados, saiba quais são seus dados e como são usados por toda a sua organização. É dessa forma que a avaliação de risco trabalha.
  8. Auditoria de dados
    Com auditorias de dados agendadas periodicamente, organizações conseguem controlar a segurança, a precisão e a acessibilidade dos dados.
    Assim é possível saber quem está usando e como estão utilizando os dados.

Através destas tecnologias, manter o nível de segurança elevado fica muito mais simples e eficaz. Combater os ataques é vital para as empresas, ainda mais quando vemos que estes estão cada vez mais poderosos e frequentes.

A segurança de dados e o seu gerenciamento auxiliam na identificação e avaliação das ameaças, isso ajuda a manter a conformidade com requisitos regulamentares e também a integridade dos dados.

A Infodive é parceira IBM, uma das grandes especialistas em soluções de segurança corporativa. Quer saber como manter sua organização inteira protegida?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.