Por que modernizar seus servidores corporativos?

Os servidores são a coluna vertebral da infraestrutura de TI de uma organização. Isso por si só já é um argumento forte para sempre estar investindo na sua modernização. 

Contudo, nos dias de hoje, é necessário dar um passo além e modernizar não só para acompanhar a evolução da TI, mas também para permitir a inovação, tão necessária nesses tempos de transformação digital.

Para tanto, contar com tecnologia de ponta de fabricantes de nível mundial é o caminho seguro para ter servidores corporativos sempre direcionados ao futuro da TI.

É o que vamos mostrar neste artigo. Siga com a leitura.

Múltiplos papeis dos servidores na infraestrutura de TI

Uma corporação funciona como um organismo vivo, que está em interação com o ambiente e seus pares, sofrendo pressão de todos os lados e sendo forçada a realizar adaptações para sobreviver no mercado.

Essa metáfora é interessante para entendermos como a infraestrutura de TI é imprescindível para a continuidade dos negócios contemporâneos. Pois ela precisa mudar na mesma velocidade dos desafios das empresas.

E por mudar entendemos realizar atualizações para dar conta das cargas de trabalho atuais e projetadas da empresa, mas também para dar um salto tecnológico e levar o negócio da empresa para outro nível, adaptando-a ao novo patamar da transformação digital.

Assim, novos servidores ajudam na orquestração da infraestrutura e todos os seus recursos, como backup centralizado, redes corporativas, segurança digital, armazenamento de dados e tantos outros. Tudo isso, com eficiência e confiabilidade.

Servidores e o futuro da TI

Antes de qualquer coisa, é preciso pensar no TCO das empresas. Os custos de manter uma estrutura de médio a grande porte pode ser intimidador. Contudo, ele geralmente é compensado pela dinâmica que entrega ao negócio, com a geração de receitas vindas com a tecnologia de ponta.

De toda forma, a eficiência de custos deve ser uma preocupação constante, o que impacta tanto na aquisição de equipamentos quanto no modelo de contratação de TI. Afinal, estamos vivendo a era da nuvem e do SaaS e IaaS, logo tudo deve ser projetado com isso em mente.

Estamos falando, claro, de experiência de nuvem híbrida, com a execução de aplicativos em infraestruturas próprias e outras contratadas de grandes fabricantes. Mas também é preciso considerar a complexidade do gerenciamento. Pois quanto mais a tecnologia evoluir, mais simples ela deve ser de operar e adaptar ao negócio.

Pensando nisso, vamos a algumas vantagens que precisam ser consideradas no momento de modernizar os servidores de uma empresa.

  • Confiabilidade – deve ser total, na casa dos 99,9999%, para que a continuidade dos negócios seja garantida em qualquer cenário de mercado.
  • Velocidade – rodar aplicativos e gerenciar com facilidade deve ser a tônica dos servidores modernos, preparados para operar com inteligência artificial.
  • Escalabilidade – infraestrutura para crescer junto com o negócio, e não para impedir. Por isso, os servidores precisam escalar sem interferir no ROI da empresa.
  • Adaptabilidade – servidores modernos devem ser compatíveis com sistemas operacionais e softwares de diversos fabricantes.
  • Flexibilidade – é necessário estar preparado para todas as cargas de trabalho, inclusive as mais exigentes.
  • Segurança – os requisitos de segurança devem estar presentes, com recursos capazes de conter problemas como ataques e vazamentos de dados.

Na Infodive, recomendamos fabricantes com know how e tecnologias de vanguarda, como a IBM e sua linha de servidores IBM Power. Eles reúnem todos esses requisitos mencionados, para viabilizar cargas de trabalho em SAP, Kubernetes e banco de dados, por exemplo. Tudo acelerado por inteligência artificial. 

Investir em servidores para modernizar sua TI é um trabalho que requer o olhar de especialistas e a integração de tecnologias contemporâneas. É fazer agora pensando no futuro.

Entre em contato com a Infodive para conversar com o nosso time de especialistas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.