Proteção de dados: estratégias para chegar à conformidade

Proteção de dados é uma preocupação constante do mundo corporativo. Ao avançarem com a transformação digital dos seus negócios, as empresas precisarão mudar toda a sua cultura em relação à segurança dos seus dados.

É por isso que a Segurança da Informação tem se tornado uma das áreas mais críticas para a continuidade dos negócios na economia atual. Com ela surgem novas abordagens para os problemas e soluções tecnológicas para aumentar o poder da proteção de dados.

Falaremos neste artigo como a segurança da informação se tornou um área chave para as empresas e como manter seus dados cada vez mais seguros.

Um contexto sobre a proteção de dados

As ameaças digitais sempre existiram e sempre irão existir. Seja por falhas operacionais, seja pelo submundo do crime, com hackers dispostos a tudo para invadir e bloquear sistemas em troca de dinheiro ou por questões ocultas.

Os ataques de ransomware chegaram a níveis tão alarmantes que o presidente americano Joe Biden precisou reunir autoridades de todo o mundo para tentar uma política comum de defesa contra essa prática criminosa.

A verdade é que ninguém está a salvo. Então, manter um sistema de vigilância é o mínimo a ser feito diante deste problema.

Mas os ciberataques não são as únicas dificuldades enfrentadas pelas corporações. A perda de dados por questões operacionais pode ser igualmente desastrosa para os negócios. Ainda mais em um contexto de leis sobre privacidade e de governança cada vez mais rígida.

Manter a proteção de dados no mais alto patamar é, hoje, um desafio e também uma das tarefas obrigatórias das empresas de sucesso no mercado. 

E como fazer isso? Vamos mostrar agora.

Tecnologias, soluções e segurança da informação

Antivírus e firewalls deixaram de ser a linha de frente da segurança de informação. Embora seu uso seja altamente recomendado, eles são apenas tecnologias a mais na tarefa de proteção de dados. Ou seja, hoje são insuficientes para dar conta da complexidade que envolve proteger dados e sistemas.

A questão básica das empresas é criar uma política de segurança da informação, com diretrizes claras, planejamento e uso de tecnologias para garantir a mais alta proteção para os seus dados. Vamos entender como:

  • Zero Trust – Não confie em ninguém até ter certeza. Este é o conceito de zero trust, que busca o mais alto rigor na filtragem de perfis, com várias camadas de autenticação até autorizar usuários a terem acesso aos dados corporativos.
  • Gerenciamento de senhas – Senhas foram criadas para dificultar o acesso de terceiros aos sistemas, mas podem ser também o elo fraco da segurança. Por isso, é necessário gerenciá-las com profissionalismo, usando criptografia, estabelecendo prazo para expirar, áreas seguras, monitoramento de usuários e outras políticas de segurança.
  • Controle de conformidade – Para minimizar os riscos de vazamentos de dados, é preciso gerenciar toda a sua dinâmica de uso. Para isso, é necessário manter a integridade das informações em tempo real, de acordo com políticas de governança atreladas às leis de privacidade de dados. Em outras palavras, os dados, em qualquer contexto de uso pela empresa, precisam estar sempre em conformidade com a política de segurança da informação.
  • Detecção de ameaças – As empresas precisam estar sempre à frente das ameaças para garantir a proteção de dados efetiva. Para isso, precisam de alta visibilidade e sistemas de detecção que apontem qualquer atividade suspeita. Aliadas a isso, ferramentas de ação rápidas e precisas para bloquear as ameaças e manter a disponibilidade dos serviços.

Para alcançar isso tudo, é necessário dispor de tecnologias de ponta e sempre atualizadas. São elas que trazem a conformidade e aumentam o nível da proteção de dados das empresas. 

A Infodive é parceira de negócios da IBM, uma das maiores fabricantes de tecnologia da informação do mundo, e leva todas as soluções de proteção de dados para o seu projeto de TI. Conte com o IBM Privilege Vault, IBM QRadar e IBM Guardium para proteger os dados do seu negócio.

Entre em contato para os nossos especialistas fazerem uma demonstração.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.